Observe as orações, a seguir. I – fui eu que recebeu o documento. Ii – fui eu quem recebeu o documento. Iii – fui eu que recebi o documento. Iv – fui eu quem recebi o documento. Assinale a alternativa que analise corretamente a concordância verbal

Observe as orações, a seguir. I – fui eu que recebeu o documento. Ii – fui eu quem recebeu o documento. Iii – fui eu que recebi o documento. Iv – fui eu quem recebi o documento. Assinale a alternativa que analise corretamente a concordância verbal

As orações I e II apresentam concordância verbal incorreta, pois o verbo "receber" deve concordar com o sujeito "eu" na terceira pessoa do singular, ou seja, "fui eu que recebi". As orações III e IV apresentam concordância verbal correta. Justifico minha resposta pelo fato de que a concordância verbal diz respeito à correspondência entre o verbo utilizado na oração e o sujeito, de acordo com a pessoa gramatical em que o verbo se encontra.

Post a Comment for "Observe as orações, a seguir. I – fui eu que recebeu o documento. Ii – fui eu quem recebeu o documento. Iii – fui eu que recebi o documento. Iv – fui eu quem recebi o documento. Assinale a alternativa que analise corretamente a concordância verbal"