23- Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonés e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. [...] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da mesa; à direita ficava Hanashiro, que era o primeiro filho, e Hitoshi, o segundo, e à esquerda, Haruo, depois Hiroshi, que era o mais novo. [...] A esposa, que também era mãe, e as filhas, que também eram irmãs, aguardavam de pé ao redor da mesa [...]. Haruo reclamava, não se cansava de reclamar: que se sentassem também as mulheres à mesa, que era um absurdo aquele costume. Quando se casasse, se sentariam à mesa a esposa e o marido, um em frente ao outro, porque não era o homem melhor que a mulher para ser o primeiro [...]. Elas seguiam de pé, a mãe um pouco cansada dos protestos do filho, pois o momento do almoço era sagrado, não era hora de levantar bandeiras inúteis [...].Referindo-se a práticas culturais de origem nipônica, o narrador registra as reações que elas provocam na familia e mostra um contexto em que A) a obediência ao imperador leva ao prestigio pessoal. B) as novas gerações abandonam seus antigos hábitos. C) a refeição é o que determina a agregação familiar D) os conflitos de gênero tendem a ser neutralizados. E) o lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder.​

23- Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonés e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. [...] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da mesa; à direita ficava Hanashiro, que era o primeiro filho, e Hitoshi, o segundo, e à esquerda, Haruo, depois Hiroshi, que era o mais novo. [...] A esposa, que também era mãe, e as filhas, que também eram irmãs, aguardavam de pé ao redor da mesa [...]. Haruo reclamava, não se cansava de reclamar: que se sentassem também as mulheres à mesa, que era um absurdo aquele costume. Quando se casasse, se sentariam à mesa a esposa e o marido, um em frente ao outro, porque não era o homem melhor que a mulher para ser o primeiro [...]. Elas seguiam de pé, a mãe um pouco cansada dos protestos do filho, pois o momento do almoço era sagrado, não era hora de levantar bandeiras inúteis [...].

Referindo-se a práticas culturais de origem nipônica, o narrador registra as reações que elas provocam na familia e mostra um contexto em que

A) a obediência ao imperador leva ao prestigio pessoal.
B) as novas gerações abandonam seus antigos hábitos.
C) a refeição é o que determina a agregação familiar
D) os conflitos de gênero tendem a ser neutralizados.
E) o lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder.​

Resposta certa seria a letra c

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